Highslide for Wordpress Plugin
São Tarcísio

imagem-tarcisio

Esta comunidade nasceu em 2004, a partir da fundação do Círculo Bíblico “Semente do Amanhã”. Em 2005 foi comprado o terreno para a capela que vem conquistando sucessivas melhorias.

Saiba um pouco de sua história:

A comunidade que segue os passos de um santo

A Capela de São Tarcísio foi construída em 2005, mas a história desta comunidade tem início muito antes.

Durante a Assembleia Paroquial de 2002 surgiu a grande questão que suscitou a comunidade a escolher o lema “ampliação e expansão”. Em resposta ao crescimento do bairro, a proposta era ampliar a sede e expandir a atuação para outras áreas.

sao-tarcisio-2006A partir daí, essa ideia começou a se concretizar em 17 de fevereiro de 2003, com a criação do círculo bíblico “Sementes do Amanhã” em uma comunidade situada no outro lado da Av. das Américas, onde estão cerca de 40% do território paroquial. Fundado na casa de Barbosa e Maria José, com oito participantes, o círculo foi o embrião da comunidade.

Pouco depois, ao preparar os eventos da quaresma daquele ano, Pe. André, sugeriu  à Maria José que a Via Sacra fosse feita ali, naquela comunidade. Maria José alertou: – Padré André, nós não temos aqui 14 católicos para as 14 estações da Via Sacra. Ao que ele respondeu: – Se não temos 14 casas de católicos, grudamos as estações nos postes. Porém, conseguiram  escalar 14 famílias e ao final da Via Sacra havia ali 72 pessoas que, aos olhos do sacerdote, lembravam os 72 discípulos enviados por Jesus (cf. Lc. 10, 1ss). O evento se encerrou com um círculo de fiéis reunidos, “por acaso”, à beira daquele que viria a ser o terreno da capela.

“Era um terreno enorme e descuidado. Mas, no meu coração, em intenção particular, pedi a Nosso Senhor que fosse nosso”, lembra Pe. André, que, naquele dia, benzeu o povo e, num gesto despercebido por todos, jogou uma pequena medalha no terreno baldio. “Era uma medalha de São Bento, dada a mim por uma monja do Mosteiro da Virgem, de Petrópolis. Ao escutar meu histórico, de procura por terrenos, ela entregou a medalha e disse que era costume de sua Abadessa fundadora atirar medalhas nos lugares onde queria abrir mosteiros”, explica.sao-tarcisio-5

Logo depois da Via Sacra, Zefinha e seu esposo comunicaram ao Pe. André que tinham recebido um espaço, cedido provisóriamente à comunidade. Era um local pequeno e em situação bastante precária, mas ali a comunidade se reuniu, durante algum tempo. O espaço foi limpo, cuidado e ali foram feitas inúmeras atividades, como evangelização de crianças, Celebração da Palavra e a missa do dia da festa do padroeiro.

O nome da Capela foi escolhido através do voto. São Tarcísio era um santo totalmente desconhecido pela comunidade, mas teve grande apelo no dia da eleição entre as crianças e coroinhas presentes. A razão é simples: São Tarcísio, além de criança, é padroeiro dos acólitos.

Em pouco tempo, a proposta de venda do terreno chegou ao pároco, que a descartou por conta da situação irregular. A área foi adquirida por um corretor de imóveis, que acertou os documentos e voltou com uma nova oferta. Dessa vez, o problema foi o preço. O terreno foi vendido então para um construtor, que fez a limpeza da área, a terraplanagem e os muros, mas desistiu da construção após encontrar uma opção melhor. Novamente, o terreno foi oferecido à matriz e dessa vez a compra foi efetuada.

prim-missa-s-tarcisio-2005Apenas dois anos depois, com a compra do terreno, as atividades foram transferidas para o local onde hoje se situa a capela. A primeira missa foi rezada em 28 de setembro de 2005.

Em 2010 a Capela São Tarcísio conta com a frequência de cerca de 200 fiéis fixos a todo domingo, na celebração da Santa Missa. Ali ainda perseveram a Legião de Maria, a Alfabetização de Crianças e Adultos e o Círculo Bíblico Sementes do Amanhã. O amplo espaço do terreno favorece o trabalho da Pastoral da Criança, do Bazar da Ação Social, das reuniões de perseverança do MMC – Movimento de Mensagem Cristã e abriga uma dispensa e o ambulatório mantido pela Conferência Vicentina da nossa Paróquia.

Para contemplar as necessidades futuras da comunidade, foi registrado na prefeitura um projeto para a construção de um templo com mil lugares, que inclui: subsolo, ossário, salas pastorais e casa paroquial.

Localização: Rua dos Eucaliptos, 48 – Atrás do Shopping Time Center