Highslide for Wordpress Plugin
Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora AparecidaEsta comunidade foi fundada em 20 de outubro de 2000 e conta hoje com um Círculo Bíblico.

O terço é rezado diante da imagem de N. Sra. Aparecida, todos os dias nos meses de maio e outubro. Nos outros meses, todo dia 12. Além disso, há a Via Sacra, por ocasião da Semana Santa, e no Natal fazem o apadrinhamento de crianças.

Perseverança é a palavra de ordem desta comunidade e o trabalho de conscientização também. Temos necessidade de mãos solidárias e voluntárias para assumir conosco o compromisso inicial desta comunidade que é o de assistir melhor os moradores.

 

 

Saiba um pouco de sua história:

Nossa Senhora Aparecida

A comunidade que persevera

Comunidade mais antiga e distante da Paróquia, a Nossa Senhora Aparecida se situa no limiar do território paroquial, numa área chamada Jardim Recreio. A semente foi lançada no dia 20 de outubro do ano 2000, por ocasião da inauguração do círculo bíblico “Rainha da Paz”, na casa de Ercy e Nivaldo Flôr. Diante de 20 fiéis reunidos, sedentos pela Igreja, Pe. André, ainda vigário paroquial, lançou o desafio da criação de uma comunidade no local. A partir de então, os encontros do círculo se solidificaram e passou-se a planejar uma série de atividades.

A Catequese Infantil, que se tornou uma das principais e mais constantes atividades da comunidade, teve início no dia 5 de maio de 2001, sob a liderança de Ana Flôr. A data marcou também o início da utilização do local, disponibilizado por Ercy e Nivaldo, como espaço de culto e atividades pastorais. Além do Círculo Bíblico e da catequese, os fiéis se mobilizavam em terços, vias sacras, cerimônias de coroação a Nossa Senhora e visitas às casas da comunidade.

No dia 20 de outubro de 2002, aniversário de dois anos da comunidade, foi realizada a primeira Celebração da Palavra no local, com a visita do então Diácono Márcio Marrocos. Dessa data em diante, a Celebração da Palavra passou a acontecer todo quarto domingo do mês. Um ano depois, a comunidade foi novamente presenteada. No terceiro aniversário, foi celebrada a primeira Santa Missa, no dia 12 de outubro de 2003. A celebração da Missa no dia da padroeira se tornou tradição e passou a ser repetida todo ano.

Além das celebrações, a comunidade organizava festas juninas, fazia-se presente nas atividades da Paróquia e recebia cursos de formação com o então diácono Marcelo Vilanova, que mais tarde foram retomados pelo Seminarista Carlos Magno. Com o crescimento da comunidade, a Santa Missa passou a ser celebrada um domingo por mês a partir de fevereiro de 2008. Nos outros domingos, era feita a Celebração da Palavra.

Do segundo semestre de 2008 até o final de 2009, a comunidade experimentou um momento de arrefecimento, com a redução do quórum de participantes e as dificuldades de se encontrar um novo e mais adequado local para culto. A partir de 2010, no entanto, com os apelos do arcebispo, D. Orani João Tempesta, e de toda a Igreja pela Missão Continental, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida retornou aos poucos com suas atividades e procura novos caminhos e possibilidades de crescimento e expansão da fé cristã.