Highslide for Wordpress Plugin
Santa Paulina

santa-paulinaFundada em 2001, esta comunidade teve início com o surgimento de um Círculo Bíblico na casa da Zélia. Em julho de 2003 foi rezada a primeira Missa no local que, a partir de meados de 2007, passou a abrigar uma capela. Esta comunidade tem também catequese para jovens.

Saiba um pouco de sua história:

A comunidade chamada a ser Sal da Terra

Em uma sala pequena e mal iluminada, localizada no coração da comunidade então conhecida como Vista Alegre, oito fiéis e um sacerdote se reuniam ao redor da Bíblia. Era quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001, quando foi criado o Círculo Bíblico Sal da Terra, que viria a se tornar a pedra fundamental da comunidade Santa Paulina. Nove anos após o início dessa história de fé e perseverança, o local foi transformado em uma capela, onde se celebram missas dominicais, realizam-se atividades pastorais e o Círculo Bíblico ainda se reúne.

A história da comunidade Santa Paulina começou no ano 2000, quando a paroquiana Maria Zélia Maciel da Silva decidiu inscrever os nomes de seis famílias da comunidade na Missão Popular, que partiria da Paróquia Imaculada Conceição. Com as primeiras visitas às famílias, sob a supervisão do então pároco, Pe. Edney, e do vigário, Pe. André, percebeu-se a necessidade da Igreja no local. A primeira reunião do círculo foi feita com a presença do Pe. André, na casa de Zélia e Sérvulo.

Os encontros prosperaram e, no dia 21 de julho de 2002, foi realizada a primeira Celebração da Palavra no local, conduzida pelo então Diácono Márcio Marrocos. A celebração passou a ser feita todo terceiro domingo do mês e, no dia 9 de julho do ano seguinte, na festa de Santa Paulina, o neo-sacerdote Pe. Márcio rezou a primeira Celebração Eucarística, uma Missa campal, na entrada da comunidade. Os moradores participaram em peso e a Santa Missa passou a ser rezada todo primeiro domingo do mês, enquanto a Celebração da Palavra preenchia os outros dias santos.

Em 2007, o casal Zélia e Sérvulo doou a casa em que moravam para a Paróquia, num grande gesto de fé e de desprendimento.

Com a arrecadação de dinheiro em festas e doações, o local foi reformado e transformado em uma capela, inaugurada no dia 6 de janeiro de 2008. A partir de fevereiro do mesmo ano, para atender à demanda, a Santa Missa passou a ser celebrada todos os domingos. Atualmente, o local já conta com atividades pastorais da Legião de Maria, Evangelização de Adultos, Catequese Infantil e Círculo Bíblico. A comunidade, que antes se chamava Vista Alegre, é hoje conhecida como Comunidade Santa Paulina até pelos não católicos.

O maior desafio para o futuro é acolher as crianças que possuem muito tempo ocioso e, em muitos casos, não recebem atenção integral dos pais. A evolução do trabalho pastoral nesse sentido não apenas garantiria o futuro da Igreja local, mas cumpriria uma função de responsabilidade social.

 

 

Localização: Av das Américas, km 14,5