Highslide for Wordpress Plugin

Conselho do Papa para a Santidade

2 Conselho do Papa para a Santidade“Se você for capaz de não falar mal do outro, está no bom caminho para se tornar santo.”
(Papa Francisco)

No mundo de hoje sabemos o quanto é difícil pertencermos a Deus e estarmos no mundo. É o grande desafio dos cristãos! Diz a bíblia que: “Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro…”, assim também acontece na nossa vida de caminhada com Deus e o mundo. Um dos grandes motivos que nos levam a não decidir pela vida em Deus são justamente as influências do mundo.
Muitos são os caminhos para perseguirmos a santidade. Nosso pastor, o Papa Francisco, dá uma dica aparentemente fácil de ser cumprida, mas na prática, trata-se de grande desafio para todos.
“A santidade não podemos fazê-la sozinhos. Não, é uma graça. Ser bom, ser santo, avançar a cada dia um passo na vida cristã é uma graça de Deus e devemos pedi-la. Coragem, um caminho. Um caminho que se deve fazer com coragem, com a esperança e com a disponibilidade de receber esta graça. E a esperança: a esperança do caminho. É tão bonito o XI capítulo da Carta aos Hebreus, leiam. Fala do caminho dos nossos pais, dos primeiros que foram chamados por Deus. E como eles foram avante. E do nosso pai Abraão diz: ‘Ele saiu sem saber para onde ia’. Mas com esperança”.
Com o coração cheio de esperança, próprio de um pastor apaixonado por seu rebanho, ele se dirige à assembleia que o ouvia, em uma das suas tantas catequeses, e faz uma surpreendente exortação:

“A conversão, todos os dias: ‘Ah, Padre, para me converter devo fazer penitência, me dar umas pauladas…’. ‘Não, não, não: conversões pequenas. Mas se você for capaz de não falar mal do outro, está no bom caminho para se tornar santo’. É tão simples! Eu sei que vocês nunca falam mal dos outros, não? Pequenas coisas… Tenho vontade de criticar o vizinho, meu colega de trabalho: morder um pouco a língua. Vai ficar um pouco inchada, mas o espírito de vocês será mais santo nesta estrada. Nada de grandes mortificações: não, é simples. O caminho da santidade é simples. Não voltar para trás, mas ir sempre avante, não? E com força.”

Língua inchada, espírito mais santo! Sempre avante!

* Artigo originalmente publicado na revista Recreio Católico de junho de 2016, acessível em http://imaculadarecreio.org.br/banca/recreio-catolico-junho-2016

Os comentários estão desativados.