Highslide for Wordpress Plugin

Nossa Senhora do Rosário

nossa senhora do rosárioNossa Senhora do Rosário – 7 de Outubro

A santa mãe de Deus recebeu a invocação de Nossa Senhora do Rosário, pela aclamação do povo que rezava a Virgem Maria pedindo sua intercessão. A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi introduzida como ação de graça pela vitória do povo cristão contra os turcos, na batalha de Lepanto.

Quando queremos agradar, presentear e felicitar alguém, em especial uma mulher, damos a ela flores, rosas; da mesma forma, era o costume dos vassalos na Idade Média, que em sinal de submissão, ofereciam coroas de flores aos soberanos. Adotando o mesmo costume, os cristãos ofereciam a “coroa de rosas” à Maria, a fim de honrá-la.

A Oração do Rosário, através da meditação dos mistérios da salvação, propicia aqueles que a rezam, louvar e homenagear a Deus Trino. O rosário, como o próprio nome indica, “coroa de rosas”, “rosas”, é uma forma de ofertar a Maria Mãe de Deus, muitas rosas, em forma de gratidão por tão grande amor. Esta oração singela e simples revela o projeto salvador de Deus.

 “Adolfo de Essen, que teve parte decisiva na formulação desta oração, difundiu-a com a intenção de fazer progredir internamente a reforma da Igreja perdida na desordem da baixa Idade Média. A reforma devia amadurecer como fruto do amor a Cristo e pela meditação dos mistérios de sua vida, na atmosfera e dentro do horizonte do mundo e da vida de Maria.”[1]

 

Este movimento do qual Adolfo de Essen participou se chamava de Confraria do Rosário. A Confraria do Rosário tinha a intenção de fazer progredir a reforma interna da Igreja, mediante a meditação dos mistérios da vida de Cristo, através do rosário. Justamente, no dia 7 de outubro de 1571, dia em que as “Confrarias do Rosário” celebravam uma solene procissão, os cristãos venceram os turcos na batalha naval de Lepanto. Consequentemente foi atribuído, a vitória dos cristãos a Santa Maria, e assim, o papa S. Pio V, no ano seguinte mandou que fosse celebrada a festa de “Santa Maria da Vitória”.

 

S. Pio V denominou Maria, como auxílio dos cristãos. E, é a ela que nós através do rosário recorremos em nossas horas de alegria, de dor e de glória. O rosário é um convite a meditar o plano salvífico de Deus. É Maira que também pode desenvolver a mediação de introduzir o orante no mistério da vida de Cristo e levá-lo a ser transformado por ele.

Oração a Nossa Senhora do Rosário

 Derramais, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para quem, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, á glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Por Osvaldo Maffei



[1] BEINERT, W. (org) O culto a Maria hoje.  3.ed. São Paulo: Paulinas, 1980, p.237.