Highslide for Wordpress Plugin

Oficinas de horta comunitária na São Tarcísio

2 Oficinas de horta comunitária na São TarcísioA Paróquia Imaculada Conceição do Recreio, já há algum tempo, vinha estudando a criação de um projeto que envolvesse o cultivo de plantas ornamentais e atividades afins, mas as propostas e tentativas não tinham sequência.

Neste ano de 2016, a Campanha da Fraternidade com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), junto com a Carta Encíclica Laudato Si’, do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum, nos reforçaram este convite para aprofundarmos a proposta iniciada. Foi, então, que nasceu a iniciativa do pe. André de uma horta comunitária e ornamentação de residências. Através do cultivo de hortaliças, de plantas medicinais e de plantas ornamentais para casas e apartamentos queremos mostrar, em termos práticos, como é possível cuidar da nossa casa comum. A partir desta idéia que me foi confiada, elaboramos e colocamos em prática o projeto.
Para esta finalidade, foi cedida uma parte do terreno da comunidade São Tarcísio. Através de algumas oficinas, as pessoas podem ajudar no cultivo da horta comunitária e aprender também a cultivar vasos ornamentais, de hortaliças, temperos e plantas medicinais em suas próprias residências. Tudo orgânico, sem uso de nenhum agrotóxico.
O objetivo destas oficinas é desenvolver nas pessoas o gosto para o cuidado com as plantas e o seu cultivo como forma de alimento, terapia ocupacional, complementação alimentar e ornamentação. Além de: estimular hábitos alimentares saudáveis; fortalecer o convívio comunitário; exercitar a cooperação e o trabalho em equipe; favorecer a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; incentivar os participantes ao cultivo da horta em suas residências e na sua ornamentação e estimular o cuidado para com a natureza.
Tento em vista o tamanho do terreno cedido para esta atividade, a princípio foram preparados canteiros para o plantio de hortaliças, temperos e plantas medicinais. A primeira oficina foi no dia 10 de abril de 2016 e contou com a participação de 12 pessoas. Iniciamos com uma oração, meditando o Cântico das Criaturas (Cântico do Irmão Sol) de São Francisco de Assis, onde está o convite para cuidar de toda a natureza ao tratá-la como irmã.
As oficinas acontecem sempre no segundo sábado do mês e são sempre abertas a novos participantes. Cada mês será apresentada uma técnica diferente, motivando os participantes a utilizarem materiais recicláveis. A segunda oficina foi no dia 14 de maio. Aprendemos como fazer uma horta com garrafas pet, ou materiais recicláveis semelhantes. Na nossa terceira oficina, no dia 11 de junho, vamos reutilizar latinhas de alumínio. No mês de julho, teremos férias, mas retornaremos em agosto com todo vigor.
Algumas oficinas estão sendo desenvolvidas também com o objetivo de ensinar os participantes a fazerem uma horta doméstica em suas residências, bem como a ornamentar espaços de convivência.
Confesso que estou muito feliz com a oportunidade de poder desenvolver este trabalho junto com a comunidade. Sempre fui apaixonada por plantas e de modo especial por “hortas”. Quando falo em horta, trago de longe minha infância, onde estudei em escolas onde os próprios alunos aprendiam técnicas agrícolas para cuidarem da horta da escola. Ao entrar na congregação, este gosto pelo cuidado com as plantas só foi reforçado, pois como Franciscanas, o cuidado com a natureza é uma marca primordial.
Agradeço a todos pelo carinho e incentivo durante este tempo de preparação do terreno, plantio e espera pela colheita. Foram muitas pessoas que doaram um pouquinho do seu tempo para tornar realidade o “Cantinho de São Tarcísio”. Agora é hora de esperar as sementes lançadas na terra darem seus frutos.
Agradeço também à Sra. Izabel Bauer, pela indicação ao “Prêmio Lions de Meio Ambiente.
Lembramos que o dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e que, todos nós, enquanto moradores da casa comum, somos convidados a participar e a contribuir com medidas que contribuam para o cuidado da casa comum.
“Louvado sejas meu Senhor por todas as suas criaturas (São Francisco de Assis)”.
Irmã Noêmia dos Santos Silva (IFNSF) – Fraternidade Santa Inês de Assis

* Artigo originalmente publicado na revista Recreio Católico de junho de 2016, acessível em http://imaculadarecreio.org.br/banca/recreio-catolico-junho-2016

Os comentários estão desativados.