Highslide for Wordpress Plugin

OVS – Nossa missão é rezar constantemente pelas vocações

agostovocacional

Temos que seguir a vocação para a qual Deus nos chamou. Viver exclusivamente para Deus ou doar a vida por uma missão, este é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. Este chamado é um gesto gracioso do Senhor, é dom, graça, eleição cuidadosa, visando a construção do Reino dos Céus.

Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa à vida, a ser Filho de Deus, a ser cristão, a ser Igreja. As vocações específicas derivam da vocação fundamental. Pois a vocação específica é a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três: laical, religiosa e sacerdotal.irclaudia2

Somos chamados a diversas vocações: profissional, vida consagrada, catequista, sacerdócio, diaconato e matrimônio, entre outras. No mês de agosto nós nos dedicamos a refletir sobre as vocações em geral. Normalmente a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações, uma a cada semana: no 1º domingo, a vocação sacerdotal, no 2º, a vocação matrimonial, no 3º, a vocação à vida consagrada e no 4º domingo celebramos o dia dos catequistas.

Em nossa Paróquia, ao longo dos seus 30 anos, fomos agraciados com várias vidas consagradas a Deus: Pe. Leandro Lenin, Pe. Edvaldo, Irmã Cláudia, Diácono Henrique, Irmão Marcelo e Irmão Elias Rafael.

Em latim, vocação significa “chamar”. Sendo assim, Deus chama a mim, a você, ao nosso grupo, nos convidando ao serviço, à doação, à entrega. Nesse chamado, o que Ele mais quer é que nós estejamos junto d’Ele, de Seu Filho Jesus e do Espírito Santo, participando do amor dessa Família do céu e da nossa comunidade. O Todo-poderoso nos chama, mas nos dá também os carismas e as qualidades de que precisamos para assumir esse chamado.

É Jesus quem nos envia, como Ele mesmo falou: “Vão e façam meus discípulos todos os povos, ensinando a respeitar tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,19-20). Não existe chamado sem missão, como também não existe missão se não houver quem possa realizá-la.

A importante missão da OVS – Obras das Vocações Sacerdotais – é a de se dedicar às orações pelas vocações, e também, cuidar de ajudar, através da coleta de doações, o seminário e os seminaristas.

Em nossa Paróquia as reuniões da OVS são realizadas sempre no primeiro sábado de ca

a mês ás 16h e, na última quinta-feira do mês, as 14h, os grupos de OVS de toda a cidade do Rio de Janeiro, se reúnem no Seminário São José para levar as doações arrecadadas durante o mês anterior e para agradecer a Deus pelas vocações.

IMG_0229

A Orientação Vocacional pode ajudar os jovens a escutarem essa voz que não se cansa de chamar. Graças a uma experiência muito específica e imediata, eles podem fazer um verdadeiro e gradual caminho de discernimento para que, no momento certo, possam aceitar o projeto amoroso de Deus em suas vidas.