Highslide for Wordpress Plugin

Equipe de Liturgia

A Liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e, em particular, do Seu Mistério Pascal, logo
que é o centro da obra da salvação. Ela é em primeiro lugar ação da própria Santíssima Trindade,
é ação do Cristo, realizando seu ofício de Sacerdote, e é a seguir ação de toda a Igreja.
Assim, o celebrante principal de toda ação litúrgica é Jesus Cristo, e o segundo celebrante é todo
o Povo de Deus, povo sacerdotal.

Devemos estar conscientes de nossa responsabilidade ao realizar a Liturgia, pois, na Ação Litúrgica, agimos por Cristo, com Cristo e em Cristo.
É assim de suma importância a animação litúrgica paroquial, buscando-se que as celebrações sejam bem preparadas e participadas e também a qualificação dos ministros e servidores. Este é o trabalho a ser desenvolvido pela Equipe de Liturgia paroquial, cuja missão pode ser assim definida: Construir, pela liturgia, comunidades eclesiais vivas e missionárias.
As principais tarefas da Equipe de Liturgia em nossa paróquia são:

  • planejar, animar, coordenar e avaliar toda a vida litúrgica paroquial – diferentes formas celebrativas na Matriz e nas demais comunidades – dando particular atenção às grandes celebrações do Ano Litúrgico e da paróquia (Semana da Padroeira, Festas dos padroeiros das comunidades, Recreio da Família Católica);
  • constituir, formar e fortalecer as equipes de celebração e promover a integração entre elas;
  • elaborar subsídios, prover meios que dinamizem e sustentem a formação litúrgica progressiva e permanente das comunidades (assembleias) e dos ministros;

Fazem parte da Equipe de Liturgia os coordenadores de celebração de todas as celebrações eucarísticas dominicais realizadas nos diferentes lugares de culto da paróquia (matriz, capelas S. Tarcísio e Santa Paulina e Colégio Ressurreição). A ela se integram os agentes de liturgia (leitores, comentaristas, MESCs, acolhimento, coroinhas, cerimoniários e grupos de música).
Todos são convidados a colocarem seus dons a serviço da comunidade e atuarem como agentes de liturgia.
Os que se sentirem motivados a este serviço devem entrar em contato com o grupo em que desejam desempenhar sua função ou diretamente com a Equipe de Liturgia.

 

Coordenadores: Maria Cecília e Ricardo Petra

e-mail: liturgia@imaculadarecreio.org.br