Highslide for Wordpress Plugin

Pastoral da Criança

pastoraldacriança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10)

 

A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

Em nossa Paróquia, a Pastoral da Criança já existe há alguns anos e a base de todo o trabalho são a comunidade e a família. No seio da comunidade, as líderes capacitadas colocam em prática um conjunto de ações, que vão daquelas voltadas para a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança até a melhoria da qualidade de vida das famílias carentes, tanto no plano físico e material como no espiritual. São elas, entre outras: apoio integral às gestantes; incentivo ao aleitamento materno; vigilância nutricional; vigilância sanitária; controle de doenças diarreicas; controle de doenças respiratórias; estimulação para a vacinação de rotina das crianças e das gestantes; educação essencial; prevenção da violência contra a criança no ambiente familiar.

 

Para o cumprimento desta missão, sua atuação se resume a três atividades principais:

 

–          Celebração da Vida
No último sábado do mês – de 9h00 às 11h00

Neste dia as famílias se reúnem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências por intermédio de rodas de conversa e eventos educativos.  As crianças são pesadas e participam de atividades recreativas: brincam, desenham, pintam, ouvem histórias e têm à disposição um lanche saudável e nutricional.

 

–          Visita Domiciliar
Na primeira semana do mês, em dia previamente agendado, as líderes capacitadas visitam as famílias, partilham orientações de saúde, nutricionais, de políticas públicas, visando promover a melhoraria da qualidade de vida na comunidade.

 

–          Reunião de Reflexão e Avaliação
Uma vez por mês, após a visita às famílias, as voluntárias se reúnem para avaliarem o trabalho realizado, celebrarem as conquistas e promoverem planos de ação para situações críticas.

 

Se você se sentiu chamado, venha e faça parte desta pastoral que tanto precisa de ajuda.
A Pastoral da Criança assiste regularmente cerca de 50 crianças da comunidade Santa Paulina (km 14 da Av. das Américas).

 

Coordenadoras: Maria Lúcia e Mirian Torres

e-mail: pastoraldacrianca@imaculadarecreio.org.br